Como estudar para concurso: 5 dicas para você conquistar sua vaga!

0
44
Como estudar para concurso
Shot of young women using a laptop together in a college library

1 – Saiba o que estudar para concurso

Muitas pessoas se perguntam como estudar para concurso público e, sobretudo, o que estudar. Para iniciar a sua preparação, o ideal é pesquisar sobre o certame, os editais anteriores e separar os assuntos mais recorrentes nas provas.

Defina para qual concurso ou carreira você está estudando

O tempo em que se podia estudar de forma genérica para concursos públicos e ser bem sucedido já passou! Atualmente e cada vez mais, os processos de seleção estão se tornando mais específicos e complexos. Por isso, quanto mais cedo você decidir para qual certame está se preparando, melhores serão os seus resultados!

2 – Estudar para concurso público é ter objetivos claros

A primeira etapa para criar um hábito de estudos e fazer com que ele realmente atenda às suas expectativas e aos seus propósitos é ter objetivos bem claros. O ideal é ter um planejamento que esteja de acordo com a sua rotina e, ao mesmo tempo, permita estudar para concurso da maneira mais completa possível.

Prepare pequenas metas diárias

É importante ter metas, e melhor ainda se elas forem diárias. Ao final de cada dia de estudo, você deve ter atingido um objetivo, seja ele estudar determinado tema ou resolver um número preestabelecido de questões. Assim, é possível ter uma clara evolução de todo o processo.

3 – Mantenha bons hábitos de estudo

Estudar para concurso público requer que você mantenha uma rotina. Dessa maneira, você consegue garantir um aproveitamento muito melhor dos estudos, fazendo com que o entendimento das matérias e o seu desempenho sejam maiores. Outra vantagem é que você consegue se habituar a esse novo ritmo em seu dia a dia, deixando de ser um fardo e passando a ser uma rotina.

Evite distrações

A fim de melhorar ainda mais os resultados e o seu aprendizado, a dica é evitar distrações enquanto você estuda. Claro que o descanso mental e físico é uma das atividades que vai ajudar a manter seu foco, mas, para isso, é preciso ter um horário estipulado. Durante as aulas, a sua atenção deve estar 100% destinada à disciplina e aos exercícios para que você compreenda os mínimos detalhes.

4 – Tenha um local de estudos

O mais indicado é que você tenha um local apropriado para os seus estudos. Ele deve ser calmo, silencioso e muito privativo, já que você precisa de concentração e foco. Também é necessário garantir que ele seja bem iluminado e confortável, permitindo que você fique bastante tempo sem cansar os olhos ou sobrecarregar o corpo.

Mantenha perto tudo que for usar
Em seu local de estudos, é preciso ter todo e qualquer material necessário e que contribua para o aprendizado. Dessa forma, é possível focar ainda mais no material, na disciplina e você consegue manter tudo muito bem organizado. Outra vantagem é que não é preciso se deslocar para pegar algum material que está longe, atrapalhando sua concentração.

5 – Resolva provas anteriores

Uma das formas mais certeiras de estudar é resolvendo provas e questões de concurso. Com isso, você consegue colocar em prática todo o conteúdo que foi estudado até então e saber quais são suas reais dificuldades. Além disso, essa técnica garante que você conheça o estilo de prova e saiba o que a banca examinadora considera no momento da correção.