Concurso Bombeiros PI 2021: contrato com a banca está pronto

0
156
Concurso Bombeiros PI 2021

É grande a expectativa de abertura do novo edital de concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (Concurso Bombeiros PI 2021/2022). Falta pouco para o edital da corporação ser publicado. A minuta do contrato entre a banca organizadora e a corporação, por exemplo, já está pronta.

Sendo assim, o próximo passo agora é a assinatura de contrato entre a banca e a corporação. Com o contrato assinado, o edital poderá ser publicado. A minuta confirma a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), como organizadora do concurso Bombeiros-PI.

Inicialmente, o concurso estava previsto para ser publicado em outubro, com provas em dezembro. Todavia, por conta do processo de contratação da banca, o cronograma não foi seguido. A expectativa é que o edital saia ainda este ano.

Serão oferecidas 60 vagas para o cargo de Soldado. O cargo tem requisito de nível médio completo. A corporação exige, ainda, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no período de inscrição, carteira de habilitação a partir da categoria “B” e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). Os salários ainda não foram revelados.

O concurso será regionalizado. O certame terá até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.

O Governador do Estado, Wellington Dias, anunciou a autorização do novo certame. A confirmação foi feita no dia 14 de setembro, durante uma visita à sede da corporação.

O edital dos Bombeiros-PI será divulgado para 60 vagas de soldados, de nível médio completo. O objetivo é a descentralização com o efetivo maior.

“Estamos anunciando a autorização de concurso para 60 vagas para, em 2022, já termos as condições do treinamento. O objetivo é a descentralização. Criamos um programa integrado com a rede de educação para formação, que garante o preparo estratégico para situações como essa que vivemos agora, de colaboração de brigadistas que já foram treinados para conter incêndios”, afirmou Wellington Dias.

Segundo informações do Governo do Estado, o edital está confirmado para ser publicado outubro. As provas estão previstas para serem aplicadas ainda em 2021.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, ressaltou a necessidade da complementação do efetivo.