Concurso TJDFT tem banca definida! Edital fica para 2022

0
156
Concurso TJDFT tem banca definida! Edital fica para 2022

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios vai abrir um novo edital de concurso público para o preenchimento de vagas em 2022

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios vai abrir um novo edital de concurso TJDFT para área de apoio. A banca organizadora do certame já está definida, conforme informação passada nesta quinta-feira, 16 de dezembro, pela Assessoria de Imprensa do órgão.

O nome da empresa, entretanto, não foi divulgado pelo órgão. De acordo com informações do TJDFT, isso somente será possível em 2022, com a publicação do nome no Diário Oficial.

Sendo assim, como a empresa somente será divulgada no ano que vem, o edital também ficará para 20222. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das cotadas para organizar o concurso.

Desde o início de novembro, os trâmites de contratação da empresa já estavam bastante avançados, conforme constava em documento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

As propostas já foram encaminhadas para bancas interessadas em organizar o novo concurso. Ademais, o seguinte passo de contratação está bem próximo do fim. A banca vencedora ainda não foi revelada. No último concurso TJDFT, realizado em 2015, o Cebraspe (Cespe/UnB) foi contratado para o certame.

O Conselho do órgão aprovou a realização de um novo certame, que terá vagas para cargos de técnicos e analistas judiciários, com requisito de níveis médio e superior, respectivamente.

A aprovação do Conselho ocorreu no dia 17 de agosto. Os desembargadores autorizaram para que seja iniciado processo de realização de concurso para técnicos e analista em diversas especialidades. A expectativa, segundo os magistrados, é que o edital seja publicado ainda este ano.

O quantitativo de vagas do concurso ainda não foi revelado. A princípio, a seleção terá vagas para as carreiras de técnico e analista, em diversas especialidades, excluindo a de polícia judicial. Em proposta de reenquadramento dos cargos, o órgão indica que há 93 vagas disponíveis para o edital de concurso TJDFT 2022.

As vagas via cadastro reserva, para contratação conforme necessidade, já estão confirmadas.

A abertura do concurso no segundo semestre deste ano chegou a ser confirmada por meio do presidente do órgão, Romeu Gonzaga Neiva, em entrevista ao CB Poder.

Os estudos para abertura do edital estão sendo feitos para o concurso sair em 2021. Entretanto, caso não seja possível, do início de 2022 o concurso não deve passar.

“A nossa ideia é viabilizar o concurso no segundo semestre, mas nós estamos estudando. Há, inclusive, conversas aqui para tentarmos fazer concurso para magistrados também, porque tivemos perdas por conta da Covid-19 e aposentadorias, mas esse é um estudo paralelo. Para técnicos, o nosso propósito é dentro do segundo semestre dar os primeiros passos para concretizar, senão esse ano, pelo menos no início do ano que vem”, disse o presidente do TJDFT.

O levantamento para analisar a viabilidade de ingresso de técnicos e analistas judiciários. “Há estudos em andamento (sem prazo de conclusão) que objetivam subsidiar ações sobre o novo concurso público para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário”, consta em nota enviada no dia 1º de março.

O atual presidente do órgão busca adequar a atual força de trabalho às inovações legislativas e tecnológicas. Mesmo assim, há carências que devem ser preenchidas por aprovados em concursos para garantir a continuidade dos serviços prestados pelo TJ.

O TJDFT está sem abrir novos editais desde 2015. O quantitativo de vacâncias cresceu e o órgão não publicou editais para reposição de servidores. O TJDFT conta com 405 cargos vagos na área de apoio. Desse quantitativo, 219 são de técnicos judiciários (nível médio) e 186 de analistas judiciários (nível superior).

Os salários iniciais chegam a R$3.163,07 e R$5.189,71, respectivamente, além de benefícios e gratificações.