Oportunidades são para homens e mulheres, com idades entre 17 e 26 anos. Inscrições vão até 6 de maio, pela internet. Exame será em setembro e aulas iniciam em 2023.
Macapá vai sediar uma das etapas do concurso para a Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro. São ofertadas 1.100 vagas para novos alunos, distribuídas em três áreas: música, saúde e geral. Previstas para terminaram no início de abril, as inscrições foram reabertas e vão até 6 de maio.
A seleção é feita todos os anos pela instituição militar, com admissão de âmbito nacional. Após a conclusão do 2º ano do curso, o candidato será declarado 3º Sargento do Exército.
A taxa de inscrição custa R$ 95. Os interessados devem ter idades entre 17 e 26 anos, dependendo da vaga escolhida – idade de referência em 2023, até 31 de dezembro. Também é critério, para as vagas em geral, que o candidato tenha concluído o ensino médio; e que tenha concluído o curso de técnico em enfermagem ou de enfermagem, para os interessados nas vagas de saúde.
- Cadetes: concurso com 440 vagas ficam com inscrições abertas até 23/05
Primeira fase do certame, o exame intelectual acontece no dia 4 de setembro. Em seguida, o cronograma prevê outras etapas de seleção até a matrícula, em março de 2023.
As vagas são distribuídas em três áreas distintas:
- Área geral: 900 para os candidatos do sexo masculino, sendo 180 vagas destinadas à cota de negros; 100 para as candidatas do sexo feminino, sendo 21 para negros;
- Músicos: 40 vagas, para ambos os sexos, sendo 8 vagas destinadas a negros;
- Área de Saúde: 55 vagas, sendo 11 destinadas à cota de negros, de ambos os sexos.
Para o concurso, serão avaliadas aptidões intelectuais e físicas, inspeção de saúde e valoração de títulos. O curso de admissão para matrícula terá as seguintes fases:
1ª fase, composto pelas seguintes etapas: exame intelectual;
2ª fase: inspeção de saúde; Exame de Aptidão Física; Exame de Habilitação Musical (para os candidatos da área músico); comprovação dos requisitos para a matrícula; heteroidentificação; e exame psicológico.
O primeiro ano do curso de formação acontece em unidades que ficam 13 cidades – nenhuma é no Norte. O segundo ano será nas unidades de ensino que ficam em Três Corações (MG), Rio de Janeiro (RJ), e em Taubaté (SP).