O que é concurso público? Entenda e escolha a sua área

0
110
O que é concurso público

Concurso público: todo mundo ouve falar, tem um amigo que indica ou estuda para um. Porém, você sabe o que é um concurso público? Nesta notícia, a equipe do Direção Concursos visa deixar o concurseiro por dentro do contexto em que ele se insere.

Para começar, vamos explicar primeiro o que é concurso público?

Trata-se de um processo seletivo que visa avaliar candidatos que pleiteiam um cargo efetivo de uma entidade pública, nas esferas municipal, estadual e nacional.

Geralmente, empresas especializadas tomam conta do processo seletivo, são as famosas bancas organizadoras (Cespe, FCC, FGV etc.). Os certames avaliam a competência dos candidatos ao cargo, de acordo com a especialidade escolhida.

Outra função importante do concurso é evitar que pessoas, em especial políticos, com posição privilegiada na sociedade, forneçam empregos públicos para familiares, parentes ou amigos. Ou seja, é um processo que respeita os princípios da igualdade e da isonomia.

Na Constituição Federal…

Um dos objetivos fundamentais do Brasil é a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. A diretriz visa minimizar as desigualdades entre os cidadãos brasileiros, que devem ter as mesmas oportunidades.

O concurso público é citado no inciso II do artigo 37:

“A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.

Regras gerais de concursos

O concurso público pode ser realizado em várias etapas além das provas. Exemplos disso são as avaliações de títulos e testes físicos, por exemplo.

Normalmente, os certames tem validade de até dois anos após a homologação do concurso, prorrogável, uma única vez, por igual período. A validade do concurso e as condições de sua realização devem ser fixados no edital, publicados nos diários oficiais.

Contudo, devido à pandemia da Covid-19, diversos editais foram prorrogados ou suspensos. Dessa forma, é importante verificar a validade de cada certame específico.

O edital é o documento que pode ser definido como a “lei do concurso público”. A inscrição do candidato depende do pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas hipóteses de isenção expressamente previstas, também no edital.

Origem dos concursos públicos

Já parou para pensar de onde surgiu a cultura de certames públicos? Os primeiros registros vêm da China, em 2.300 a.C. Os oficiais militares eram submetidos a testes físicos, onde apenas os exitosos seguiam servindo.

Quando o assunto é prova escrita, damos um salto na história e chegamos até 165 a.C, quando a chinesa Dinastia Han escolhia servidores públicos com provas sobre as ideias de Confúcio.

Áreas de concursos

Os concursos públicos são divididos em áreas de estudo, as mais famosas são:

  • Fiscal
  • Bancária
  • Tribunais
  • Policial
  • Administrativa
  • Controle
  • Legislativa
  • Executiva

É importante escolher uma área de estudos e seguir. Em várias situações, as matérias de um concurso para outro mudam muito, o que faz com que o candidato “se perca” no meio de tanto conteúdo.

Oportunidades para 2022

A retomada e a publicação de importantes editais já são aguardadas para 2022. São esperadas mais de 236 mil vagas e pelo menos 170 editais.