Quanto tempo de estudo é necessário para ser aprovado em concursos?

0
90
aprovado em concursos

A resposta é bem genérica, mas acho importante você saber onde está se metendo. Então, é importante que você saiba que em concursos difíceis (as carreiras com melhores remunerações) , segundo experts no assunto, é preciso estudar entre 1300 e 2 mil hora.

Ou seja, para ser aprovado em um ano, por exemplo, você teria que estudar entre 25 a 40 horas semanais. Como essa é uma média extremamente alta, a maioria dos candidatos leva entre 2,5 anos e 4 anos, estudando em torno de 1h30 por dia (com foco), por exemplo.

Mas não se assuste!

Isso não significa que você precisará de todo esse tempo para ser aprovado. Há candidatos que conseguem ser aprovados em menos tempo (e em mais também). E há muitas variáveis a se considerar, como o fato de trabalhar ao mesmo tempo que se prepara.

O que você deve ter em mente é que, é um caminho provavelmente longo.

Eu sou daqueles que preferem ter a informação real e tomar uma decisão do que ter uma perspectiva fantasiosa.

Ou seja, a menos que seu concurso seja de nível médio com muitas vagas, você precisará de alguns bons anos de estudos para ser aprovado.

Também é possível que você seja um gênio, nesse caso, recomendo uma bolsa em Harvard e não a realização de concursos (risos).

Não dê um tempinho muito longo

A construção do conhecimento é contínua e crescente, isso SE VOCÊ CONTINUAR ESTUDANDO. Mas se parar, vai demorar um pouco até que ela volte a girar depois que você voltar aos estudos.

Eu sei, quem estuda há muito tempo de vez em quando surta e precisa de um tempo. Totalmente compreensível e muitas vezes saudável.

Mas, não dê um tempo muito longo.

Quando você para de estudar por muito tempo, infelizmente, a “bola de neve” dá uma estacionada e muitas vezes é necessário um bom esforço para ela recomeçar a rodar.

O que eu recomendo? Tente ver se alguns dias viajando ou descansando (sem culpa e com estratégia) é suficiente. Caso contrário tente poucas semanas.

Sinceramente, se você realmente quer passar em um concurso, a menos que seja por recomendação médica, não vejo algo inteligente em tirar meses de descanso.

Claro que essas sugestões devem ser utilizadas com bom senso e analisando sua situação particular (cansaço, estafa, etc).

O Fator da Sorte e a Agregação do Conhecimento

Sim! Existe sorte e azar em concursos!

Mas não recomendo como solução nenhuma mandinga.

Como a sorte e o azar funcionam em concursos?

Bem, vou explicar.

Em muitos concursos a diferença entre ficar dentro e fora das vagas é de poucos pontos. Às vezes um ou dois pontos a mais pode fazer você ficar dentro ou fora (se o concurso for muito disputado e com muitos candidatos).

E, não temos como negar, candidatos bem preparados não ficam fora das vagas.

Mas o que influencia “nessa sorte”?

Bem, primeiro, por mais que você estude, você jamais dominará 100% do conteúdo. Então, você pode ter “o azar” de cair aquilo que você não domina tão bem ou “a sorte” de cair aquilo que você domina mais…

Para diminuir essa “sorte ou azar” do conteúdo, você precisa estar familiarizado com a banca, pois elas costumam cobrar os mesmos temas. Fazendo várias questões de concursos anteriores você poderá diminuir esse risco.

Fizemos um artigo sobre como estudar por questões de concursos anteriores e sites e aplicativos de questões de concursos [incluindo os grátis].

Outra maneira de diminuir a “sorte ou azar” é chegar no TOP 1%

E quem são os TOP 1%?

São aqueles concurseiros que conseguem fazer com que a bola de neve do conhecimento chegue à última fase, isso significa que uma ou duas questões a mais ou a menos não vão tirar você das vagas, mas apenas alterar sua colocação.

E como chegamos ao TOP 1%?

Simples. Estudando o máximo e não desistindo com as derrotas e dificuldades.

Você também precisa estudar com inteligência e método, para isso recomendamos a leitura do artigo: Como Passar em Concursos Públicos [mais rápido].

E não se preocupe, pessoas “normais” conseguem chegar ao 1%.

Como já disse, gênios que estão prestando concurso público não são tão gênios assim…

Resumão das principais informações

Não existe prazo para passar em concursos públicos. Você estuda para estar entre o TOP 1%, e o tempo que isso leva varia de pessoa para pessoa;
Você pode acelerar o tempo de aprovação com bons métodos e dicas de estudo;
Apesar de não existir um prazo certo, é importante que você saiba que em média o estudo para concursos públicos costuma demorar alguns anos;
Estude para não depender da sorte ou do azar, e sim, isso é possível;
Somente são aprovados em concursos públicos aqueles que entendem a importância das derrotas. Entenda a importância das derrotas e como funciona a agregação do conhecimento.