Saiba como fazer redação para concurso com dicas simples e práticas

redação para concurso

Você sabe como fazer uma redação para concurso? Ou melhor, você sabe qual a estrutura necessária para produzir uma redação digna de aprovação? As produções textuais têm um peso considerável nos exames e, na maioria das vezes, costumam ser decisivas para aprovação dos alunos.

A capacidade de organizar ideias e conhecimentos são aspectos amplamente solicitados pelos concursos do Brasil afora e, dessa forma, é importante estudar e treinar suas habilidades para conseguir colocar em prática com êxito.

Apesar da sua importância, ainda há algumas dúvidas acerca do assunto que procuramos responder nesta publicação. Aqui, você encontra um apanhado com tudo o que sua produção precisa ter. Continue lendo e saiba, de uma vez por todas, como fazer uma redação para concurso.

O que uma redação de concurso precisa ter

Antes de começar a estruturar sua redação, é importante saber interpretar o que é solicitado. Para tanto, é preciso ler atentamente uma, duas, três ou quantas vezes se possível. Entenda o que foi passado e o que foi requerido e, a partir disso, você poderá iniciar seu processo de produção.

O gênero textual mais solicitado pelos concursos é a dissertação,e é nela que basearemos esta publicação. O segredo para fazer uma boa dissertação é ter a combinação de conhecimento sobre o assunto e sobre estrutura textual. De qualquer forma, pesquise atentamente qual o gênero textual comum ao exame que você realizará, para que não haja nenhuma surpresa.

É com sua redação que a instituição entenderá sua capacidade em compreender e de argumentar sobre o tema exposto. De maneira geral, sua dissertação precisa ter boa argumentação sobre o tema, uma tese bem estabelecida, argumentações fortes e concisas, tudo dentro de uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, que será detalhada nos tópicos abaixo.

Mais do que isso, é importante estar atento a limitação em linhas do seu texto. O poder de síntese também é um aspecto observado pelas bancas. O concurseiro com muito conhecimento, mas pouca capacidade de condensação, precisa, pelo menos, saber fazer um bom esboço.

Estrutura necessária de uma redação para concurso

Sua produção textual deve seguir uma estrutura comum de introdução, desenvolvimento e conclusão, mas com atenção especial a cada um deles:

introdução com breve contextualização, apresentação sobre o assunto e tese;
desenvolvimento com argumentos relacionados a tese em, no máximo, três parágrafos;
conclusão com retomada do tema, tese, desenvolvimento e fechamento.

Seu texto deverá convencer ao máximo o leitor sobre sua tese, mas atenção: isso não significa que ele concordará ou não com você, significará apenas que seu conteúdo foi forte o suficiente para convencê-lo que sua opinião é consistente.

Portanto, de nada adianta saber sobre a estrutura, se não houver conteúdo e conhecimento suficiente sobre o assunto. Para tanto, é importante estar por dentro dos temas contemporâneos: aquilo que está em falta, o que está sendo falado, discutido e por aí vai. Atente-se sobre o que pode ou não ser solicitado no exame, isso será decisivo para sua nota e aprovação final.

Como fazer redação para concurso em 5 dicas

Selecionamos dicas práticas e fáceis para te ajudar a fazer uma redação digna de aprovação do concurso dos sonhos!

1. Gaste um tempo entendendo o que foi solicitado

Leu uma vez e pensa que entendeu? Leia de novo. Leia atentamente cada palavra. Entenda o assunto, o contexto e garanta que entendeu o que foi solicitado pela banca. Se o corretor perceber que foi requerido ‘A’ e você falou sobre ‘B’, sua redação poderá ser anulada. Dessa forma, não é exagero se preocupar com essa etapa.

2. Não tenha medo de fazer rascunhos

Assim que entendido o tema, várias ideias surgirão na sua cabeça, e esse é o momento de colocar tudo no papel. Não tenha medo de utilizar seu papel de rascunho e, se possível, peça mais um. Muitos candidatos ignoram essa etapa por medo de não dar tempo de finalizar a avaliação. Mesmo se este for seu caso, faça pelo menos um rascunho da sua redação antes de escrever a sua versão definitiva.

3. Leia e revise sua redação ao menos duas vezes

Outra dica importante é não ignorar a revisão do seu texto, ainda que você imagine não haver erros. Analise e revise enquanto seu texto ainda está no esboço e não foi escrito na versão definitiva, mas, mesmo após isso, vale a pena conferir e ver se não passou nada.

4. Priorize a redação antes de começar outras questões

Uma boa estratégia para se dar bem nas redações é fazer seu primeiro esboço antes de começar as outras questões do seu exame. Você e sua mente estarão descansados o suficiente para entender o tema e organizar pensamento e ideias para, então, colocar no papel. Depois do primeiro rascunho, parta para outras questões e, quando cansar, volte e revise o texto. Faça isso até estar contente com o resultado.

5. Atente-se à estrutura e gramática do texto

Durante todo o texto, não se esqueça de prestar atenção na estrutura e gramática da sua redação, esses dois pontos são amplamente considerados pela banca e, por consequência, podem ser motivos de desconto da sua nota.

Saber como fazer uma redação para concurso é imprescindível para quem quer passar naquele concurso que sempre quis. Para tanto, é necessário seguir alguns requisitos que mencionamos nos tópicos acima.