Será que concurso é para mim?

Ser concursado faz parte da lista de sonhos de uma boa parcela de brasileiros e as motivações, com pequenas variações, são clássicas: estabilidade, ganhos acima da média, garantias, benefícios diferenciados, ausência da pressão característica da iniciativa privada, enfim.

Não é difícil constatar que muita gente se mobiliza e investe bastante tempo, muitas vezes anos de suas vidas em busca deste sonho. Também é muito bonito acompanhar este processo que além de árduo, tem muito foco, determinação, dedicação, orgulho de olhar e perceber que a cada passo se aproxima mais e mais…
Mas será que acontece assim com todo mundo?

Será que este sonho pode se tornar um pesadelo e tirar seu sono, sua saúde, sua motivação?

Este sonho, ele realmente é o seu sonho?

Sempre é bom lembrar que somos seres diferentes, somos únicos e assim sendo nem sempre o que faria o meu amigo se sentir super realizado funcionaria para mim. As motivações de um emprego público podem ser irrelevantes diante da possibilidade de trabalhar com algo que você sonhou desde criança. Então sempre é tempo de se perguntar: será que concurso é para mim?

Talvez esta pergunta não seja simples de ser respondida, mas quem sabe respondendo a algumas outras as coisas vão clareando por aí…

1) Quando eu passar, me vejo realizando as atividades durante 5, 10 anos? Se você não conhece as atividades, pode ser um ótimo primeiro passo.

2) Conseguirei utilizar os meus talentos no meu dia a dia profissional?

3) O que me motiva a levantar da cama todos os dias? Esta motivação será preenchida?

4) As minhas atividades estarão alinhadas com os meus valores?

5) Liste de 3 a 5 características da sua “carreira dos sonhos”. Estas características serão supridas?

Se cuida!