3 métodos de estudo para personalidades diferentes

0
327

Há diversos modelos de aprendizagem e que se relacionam com aptidões e personalidades diversas. Afinal, há quem grave melhor os conteúdos ouvindo as aulas e não captam nada em leituras.

E há quem aprenda de verdade lendo livros e PDFs, mas se dão mal caso apostem em podcasts sobre o assunto estudado.

Já falamos aqui no Notícias Concursos sobre aprendizagem tátil, assim como aprendizagem auditiva e aprendizagem visual. Cada modelo possui estratégias diferentes e que podem auxiliar cada estudante de uma maneira.

1 – Quem tem facilidade com escrita e leitura

Você tem habilidades com a escrita e, além disso, capta muito bem os conteúdos a partir de leituras. Pode ser estudo em um PDF, um e-book ou uma apostila do cursinho, você lê o que está ali e já é suficiente para responder um simulado em seguida.

Bom, aproveite essa facilidade e a potencialize de algumas maneiras simples. Por exemplo, não leia somente, mas escreva resumos e esquemas sobre o que leu. Assista a vídeo aulas e logo após leia um conteúdo sobre, e ainda depois escreva alguns tópicos sobre o que entendeu.

2 – Quem tem facilidade com números e lógica

A área de exatas pode estar presente até mesmo no aprendizado de matérias de ciências sociais. Isso por que pessoas que têm habilidade com números e lógica podem aproveitá-la para enumerar fatos, decorar datas, além de caprichar no desenho de gráficos e tabelas numéricas.

3 – Quem tem ótima memória visual

Mapas mentais super desenhados e coloridos podem ser uma saída eficiente para seus estudos. Você pode entender aquela matéria de história ou então se lembrar de partes importantes da legislação, por exemplo.

Há também os flashcards, que são menores e menos complexos, mas que contêm um apelo visual bem forte e conteúdo essencial para seu aprendizado. Ambos os métodos de aprendizado podem se aplicar no estudo para concursos e vestibular.