Concurso PM PI 2021: Edital sai nos próximos dias

A Polícia Militar do Estado do Piauí vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PI 2021) em fevereiro. Na última terça-feira, em resposta ao portal GP1, o comandante da corporação, coronel Lindomar Castilho, falou sobre a previsão de abertura da seleção.

Segundo ele, o edital está sendo preparado e deve ser publicado nos próximos dias.

“Dependemos da banca que é o Nucepe, eles estão agilizando, mas acredito que nos próximos dez dias vamos anunciar o edital”, afirmou o comandante.

Em outra ocasião, o comandante revelou que a expectativa é iniciar a formação dos aprovados ainda em setembro. Dessa forma, a expectativa é que as provas sejam aplicadas até junho.

O concurso PM-PI 2021 é aguardado desde 2020. O certame chegou até mesmo a ter uma data anunciada, mas a seleção atrasou.

A corporação formalizou uma comissão organizadora para acompanhar o certame, que já tem vagas confirmadas. De acordo com o documento, o edital com 690 vagas para soldados e oficias será supervisionado pelos seguintes servidores:

Coronel Leonardo de Melo Castelo Branco – presidente;
Tenente coronel José Soares de Alencar Filho
Tenente coronel Jacks Daienne Galvão Pereira
Tenente coronel José Edson Batista dos Santos Júnior
Major Tiago Castelo Branco Ribeiro
Major Airton de Sousa Oliveira
No dia 14 de dezembro, o Governador do Estado, Wellington Dias, autorizou o novo edital concurso PM-PI 2021 para o preenchimento de 690 vagas. O aval, dado durante ato solene no Salão Azul do Palácio de Karnak, em Teresina (PI), contou com a presença do coronel Lindomar Castilho.

Do total de vagas, 650 vagas serão abertas para Soldados e 40 para Oficiais.

“Em conversa com o governador, nós adotamos dois critérios. O primeiro deles é que nenhum município do Piauí terá menos de seis policiais em atividade. Para cada grupo de mil habitantes, pelo menos um policial militar”, disse o coronel Lindomar Castilho.

A organizadora do concurso será o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), o organizador do certame.

Durante o ato, o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, afirmou que o governo chegou a cogitar o aval para mais de mil vagas. No entanto, a quantidade de vagas foi repensada por questões orçamentárias.

Sobre o concurso da PM-PI, Wellington Dias revelou que haverá uma reserva técnica, para que mais candidatos sejam aprovados ao longo das etapas de seleção.

“Aqui são 650 vagas para soldados e 40 para oficiais e, com isso, a gente sempre coloca uma linha de reserva, para também garantir um excedente, uma reserva estratégica”, disse o governador.

A função de soldado da PM PI requer dos candidatos: ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir altura mínima de 1,60 m (homem) e 1,55 (mulher); ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos no período da inscrição; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homem); possuir CNH categoria “AB”, entre outros requisitos.

Informações do concurso

Concurso: Polícia Militar do Piauí (PM-PI)
Banca organizadora: NUCEPE
Escolaridade: médio
Número de vagas: 690
Remuneração: a definir
Inscrições: a definir
Taxa de Inscrição: a definir
Provas: a definir
Situação: PREVISTO

Compre seu curso para este Concurso no site: Ponto do Rateio