Concurso SEFAZ CE 2021: Edital até junho com 100 vagas

Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará abrirá um novo edital de concurso em breve

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará tem expectativa de abrir um novo edital de concurso (Concurso SEFAZ CE 2021) em breve. Os últimos preparativos do certame já foram concluídos, ou seja, a assinatura do contrato entre a banca e a Secretaria da Fazenda do Ceará.

O concurso SEFAZ-CE terá seu edital aberto até junho de 2021, de acordo com informações da secretária da Fazenda, Fernanda Pocabahyba. O projeto básico do certame, documento que revela os cargos e tapas, já foi definido.

O edital tem previsão de ser publicado com 100 vagas, distribuídas entre os cargos de auditor fiscal da receita estadual; auditor fiscal contábil-financeiro; auditor fiscal jurídico; e auditor fiscal de tecnologia da informação.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter nível superior, sendo qualquer área para o auditor fiscal da receita estadual e na área específica para os demais cargos.

O salário, de acordo com os valores atualizados de janeiro de 2020, poderá chegar a R$16.045,30, já contando com as gratificações e prêmios por desempenho fiscal. Os aprovados irão atuar com jornadas de 40 horas e em regime estatutário.

De acordo com o projeto básico do certame, os candidatos serão avaliados por provas objetivas, discursivas e de títulos. Os exames estão confirmados para a cidade de Fortaleza.

As provas do concurso serão aplicadas em um único domingo, nos turnos da manhã e tarde. O primeiro exame vai contar com prova objetiva, que vai contar com 160 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos do tipo “certo” ou “errada”.

Já a prova discursiva vai contar com duas questões, com até 20 linhas cada, e um estudo de caso, com até 45 linhas.

Segundo o edital, somente serão corrigidas as avaliações dos candidatos aprovados na objetiva classificados em até três vezes a quantidade de vagas ofertadas para cada cargo.

“Em um total de 300 correções, respeitados os empates na última posição”, confirma o projeto básico.

Por fim, o concurso terá a prova de títulos. A etapa, entretanto, vai ser aplicada somente aos candidatos aprovados nas fases anteriores.’

Organizadora

A banca organizadora já foi definida. Em publicação no Diário Oficial do Estado, o Governo oficializou o Cebraspe como banca organizadora. A escolha foi feita por dispensa de licitação.

Em 2020, a secretária da Fazenda, Fernanda Pocabahyba, afirmou que o documento seria publicado neste primeiro semestre. Sendo assim, o concurso deve ser aberto até junho deste ano.

A pasta formou a comissão organizadora que ficará responsável pelo andamento do concurso. A equipe é formada pelos seguintes auditores fiscais do estado:

Dulce Ane Pitombeira de Lucena Capistrano;
Roberta de Alencar Pita;
Edlourdes Pires Moura Coelho;
Thiago Alves Paiva;
Marcio Cardeal Queiroz da Silva;
Takeshi Cardoso Koshima;
Marcus Augusto Silva Ferreira;
Francisco Ferreira Chagas Junior;
Luciana Nunes Coutinho; e
Anna Isabelle Gomes Pereira Santos.
Agora, com a comissão formada, os próximos passos serão a elaboração e conclusão do estudo do número de vagas e cargos. Além disso, uma banca organizadora será escolhida.

A expectativa é que o edital seja publicado até junho de 2021, conforme informação passada pela secretária da Fazenda do Estado, Fernanda Pocabahyba.

Em junho do ano passado, a secretária estimou a abertura do concurso ainda em 2020. No entanto, segundo ela, por conta da pandemia do novo coronavírus e devido aos trâmites para a escolha da banca organizadora, ela confirmou o edital para 2021. O concurso deve sair com um total de 100 vagas imediatas, mas sem formação de cadastro reserva.

“A minha pretensão, já alinhada com o Governo do Estado, é realizar concursos (Sefaz CE) com um menor número de vagas e uma maior regularidade […] Não pretendemos formar cadastro de reserva, as nomeações serão imediatas devido a urgência da necessidade de pessoal”, disse.

Concurso: Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará
Banca organizadora: Cebraspe
Escolaridade: superior
Número de vagas: 100
Remuneração: a definir
Inscrições: a definir
Taxa de Inscrição: a definir
Provas: a definir
Situação: PREVISTO