Dicas para manter a disciplina nos estudos

Neste período de quarentena, uma das principais queixas entre os alunos é a dificuldade de manter o foco, a motivação e a disciplina nos estudos.

Por conta da pandemia, muitas atividades foram suspensas e o sentimento de ansiedade e incerteza começou a tomar conta de alguns.

Além disso, o isolamento social potencializou o tédio e tornou a rotina um tanto difícil.

A boa adaptação a esse novo cenário é crucial para se dar bem nos estudos. Por isso, veja agora alguns passos que podem contribuir para se manter motivado, principalmente durante a quarentena.

Tenha um bom planejamento

Em primeiro lugar, para desenvolver uma rotina equilibrada é importante para manter o ritmo e gerenciar melhor o tempo. Para isso, planeje todas as etapas e trace o objetivo final que deseja alcançar, ou seja, trace metas. Se necessário, anote conteúdos e designe horas específicas para estudá-los. Além de tudo, tenha compromisso e se esforce para cumprir a programação que elaborou.

Use aplicativos para melhorar sua performance

Na internet é possível encontrar uma série de apps e plataformas gratuitas que podem potenciar o rendimento. É possível também recorrer a técnicas de estudo que otimizam o processo de aprendizado. Aplicativos como Google, Keep, Evernote e Drive são recursos ótimo e que estão disponíveis para fácil acesso. Eles podem ser bons aliados, principalmente em períodos de prova.

Se comunique com os colegas

O isolamento social com certeza afetou os contatos socais. Ficar muito tempo sozinho pode despertar sentimentos de tristeza e angústia. Nesse sentido, uma dica é manter o contato com os colegas, seja para falar de assuntos acadêmicos ou para conversas despretensiosas. Isso vai fazer muito bem ao cérebro e pode deixar o estudante mais motivado.

Escolha local de estudos adequado

Por fim, definir um local de estudos é um passo importante para manter a disciplina. Por isso, procure um ambiente da casa que seja tranquilo, limpo, silencioso, organizado e bem iluminado. Fazer isso vai garantir a privacidade durante as horas em que precisa focar nos estudos.